Projetos de Consultoria

O que faz a área de projetos?

Essa é a área responsável pelos projetos de consultoria gratuitos realizados com as ONGs selecionadas. Cada equipe, composta por consultores e um/uma gerente, trabalha em cooperação com uma entidade por, aproximadamente, um ano. Durante esse tempo, a equipe é responsável por analisar o funcionamento da ONG, levantar as dificuldades enfrentadas pela organização, propor soluções para os problemas alvos, e, uma vez que as soluções são validadas pela ONG, a equipe implementam-nas e acompanham o resultado do trabalho realizado.

 

O nosso método de trabalho, isto é, nossa metodologia, é composto pelos ciclos de diagnóstico e de implementação. O ciclo de diagnóstico busca identificar as dificuldades que a ONG possui e determinar quais são os problemas da ONG que devem ser solucionados. Em seguida, a equipe trabalhará em ciclos mensais de implementação. Nestes, serão desenvolvidas as soluções para os problemas identificados e que, uma vez validadas pela ONG, serão implementadas e acompanhadas.

 

Para viabilizar e divulgar nossa atuação para outras entidades, organizamos ao final do ano em questão um evento de encontro de ONGs, com a finalidade de criar pontes e abrir portas para diferentes parcerias entre aquelas presentes. Esse é o momento em que divulgamos nosso Edital de Projetos, para que as ONGs interessadas em realizar um projeto de consultoria conosco possam se candidatar! 

Diagnóstico

coleta de 

informações

A primeira etapa consiste no acompanhamento das atividades da ONG. A equipe analisa a entidade como um todo com o propósito de entender as causas e as consequências de cada um dos problemas existentes e como eles podem afetar o desenvolvimento da ONG. Depois de examinar as dificuldades enfrentadas, a equipe organiza os problemas diagnosticados em ordem de relevância e de urgência a serem solucionados de forma que o grupo consiga atuar de maneira mais completa possível, agregando o máximo de valor nas futuras implementações.

Plano de Ação

A partir do diagnóstico, a equipe responsável começa a planejar, em conjunto com a ONG, como as dificuldades podem ser contornadas, priorizando aquelas com maior urgência e que terão maior impacto dentro da ONG se resolvidas. Nessa etapa, pondera-se sobre quais ações e ferramentas podem ser implementadas respeitando a estrutura da entidade e, ao mesmo tempo, visando ser o mais eficiente possível.

busca por  soluções

IMPLEMENTAÇÃO

execução das

propostas

Ao final de cada ciclo mensal de implementação, as soluções que foram desenvolvidas são apresentadas para a ONG para validação. As soluções são implementadas de maneira contínua e seguindo a cultura e estrutura da entidade, de modo que toda mudança proposta seja revalidada por parte da ONG e que mais valor possa ser acrescido às soluções apresentadas a cada ciclo. Todas as soluções são acompanhadas durante todo o projeto para garantir sua eficácia e, caso necessário, repensá-la ou reestruturá-la.

conheça as ongs que já atendemos ao longo dos anos!

LandingPage_edited.jpg

em 2021, a ong da qual você faz parte pode estar aqui!

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Ícone

/grupopolisocial